Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Home  (10-07-2018)
Sermões  (20-03-2018)
Cursos  (19-03-2018)
Vivendo no Sobrenatural  (08-03-2018)
Graça de Deus  (08-03-2018)
O manifestar da Igreja  (08-03-2018)
Guardando o coração  (08-03-2018)
Jesus, o Incomparável  (08-03-2018)

Rating: 2.9/5 (3965 votos)




Partilhe esta Página


 

 


 
 

 


 

 


 


Flag Counter
 


 


Ilustrações em sermões
Ilustrações em sermões

Definição de Ilustração:

Tem-se dito com frequência que a ilustração é para o sermão o que a janela representa para a casa. Assim como a janela permite a entrada da luz, a boa ilustração possibilita o esclarescimento da mensagem.

A palavra Ilustrar, significa" tornar claro mediante um exemplo ou exemplos ". Portanto, ilustrações é o meio pelo qual se lança luz sobre o sermão por meio de um exemplo.É a representação de uma cena ou descrição de uma pessoa ou de um incidente, com o fim de "iluminar" , ou seja, esclarecer o conteúdo da mensagem, ajudando o ouvinte a compreender as verdades que p pregardor proclama.

A ilustração pode ser de várias formas.Pode ser uma parábola, uma análogia, uma alegoria, uma história (incluindo-se a fábula ou anedota), o relato de uma experiência pessoal, um aconteceimento histórico ou um incidente biográfico. A ilustração também pode ser inventada ou construída como base na imaginação.

O Valor das Ilustrações

É preciso ressaltar que o componente mais importante do sermão não é a ilustração, mas a explanação do texto. A parte mais importante da mensagem é a interpretação, que deve suportar o peso do sermão. A ilustração, por mais viva ou interessante que seja, tem importância secundária.

Vale a pena salientar alguns valores das boas ilustraçãoes.

1- As ilustarçaões dão clareza ao sermão.

Por mais que o pregador se esforce por explicá-la, a verdade biblíca é, às vezes, tão profunda que os ouvintes só conseguirão compreendê-las se for apresentada na forma de retrato falado.

2- As ilustrações tornam o sermão interessante.

A falha de muitos sermões não está no conteúdo doutrinário, mas no peso ou na monotonia com que a verdade é apresentada. A transmissão da mensagem muitas vezes é árida e desinteressante a ponto do ouvinte ter dificuldade em prestar a devida atenção.

As boas ilustrações relaxam a mente, despertam atenção, dão vida à mensagem e preparam o ouvinte para o que será dito em seguida.

3- As ilustrações dão vida à verdade.

A única parte da mensagem que algumas pessoas guardam na lembrança é a ilustração, pois esta fica gravada na mente pela força dos quadros que retrata. Na ilustração, dados compexos ficam claros e fatos monótonos e abstratos são transformados em verdades vivas, permitindo que as pessoas vejam mediante a imagem verbalizada o que outra forma não compreenderiam com clareza.

4- As ilustrações dão ênfase à verdade.

Em várias ocasiões, o pregador precisa demonstrar a importância de uma verdade. Ele pode fazê-lo enfatizando seu significado, expressando-a em termos vigorosos ou repetindo-a de outro modo.

Ou recorrendo a uma boa ilustração. Ao mostrar um exemplo específico, a ilustração esclarece a lição que o pregador procura ensinar. Com efeito, quanto mais adequadamente verbalizada for a ilustração, tanto maior realce terá a verdade

Fonte: Como preparar mensagens bíblicas ( James Braga)

 

 

.